Grandes empreendimentos e comunidades

Grandes empreendimentos econômicos geram impactos positivos e negativos para as comunidades junto às quais são inseridos. Entre as iniciativas desenvolvidas pelo GVces, através do programa Desenvolvimento Local, para lidar com esse contexto estão construir de forma participativa modelos e indicadores de desenvolvimento sustentável com base na realidade local, realizar o levantamento de vocação para iniciativas de economia sustentável, mapear potenciais transformações advindas da presença de grandes empreendimentos e apoiar a compatibilização de iniciativas locais à Agenda 21 do município. O Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV/EAESP considera ainda fundamental a internalização pela empresa das premissas de desenvolvimento sustentável do processo.

 

Metodologias

Base para garantir um processo participativo de fato e a internalização junto às empresas, a metodologia adotada nos projetos que envolvem comunidades pode envolver a integração de conceitos teóricos e experiências existentes às percepções e ao conhecimento local, a partir do engajamento dos atores locais em todo o processo. Pode incluir também pesquisa e proposta metodológica para a definição de um território a ser monitorado, para além dos limites municipais, que incorpore as regiões potencialmente sensíveis à inserção dos grandes empreendimentos econômicos.

O objetivo é estimular a articulação da sociedade civil, do poder público e das empresas no monitoramento das transformações ocorridas, gerando contribuições para o planejamento regional e a constante capacitação e empoderamento dos atores envolvidos.  A expectativa é que o processo produza uma 'agenda de desenvolvimento' que proporcione, a longo prazo, melhorias nas condições de vida da população local e na proteção ambiental. 


Iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos

Este projeto tem o propósito de articular o setor empresarial para reflexão, troca de experiências e construção de propostas e diretrizes empresariais para desenvolvimento local no contexto dos grandes empreendimentos, por meio do diálogo, do estudo, da articulação, e da cocriação das propostas, metodologias e ferramentas de gestão local.

O objetivo geral do projeto "Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos" é inserir o tema do desenvolvimento local na estratégia do negócio das empresas responsáveis por investimentos em áreas mais carentes, mapeando dilemas e desafios, compartilhando experiências e práticas e construindo diretrizes e ferramentas para o desenvolvimento local no contexto dos grandes empreendimentos. Saiba mais


Indicadores de Juruti

Iniciativa que foi a semente do programa Desenvolvimento Local do GVces, ocorreu de 2007 a 2011 com o desafio central de construir, de modo participativo, indicadores para monitorar as transformações sociais, ambientais e econômicas geradas pela implementação de uma mina de bauxita (Alcoa) no município de Juruti (PA). Oficinas com as comunidades, coleta de dados oficiais e  engajamento de atores locais resultaram em uma publicação, um sistema de consulta online e iniciativas espontâneas da população em diferentes áreas no sentido de apropriação e uso dos indicadores.  

Saiba mais sobre o projeto e conheça o sistema online.

 

Plano de desenvolvimento para a região da AHE Jirau

Com o objetivo de deixar um legado positivo à região do Aproveitamento Hidrelétrico de Jirau, a empresa Energia Sustentável do Brasil solicitou à Fundação Getulio Vargas uma proposta de desenvolvimento local para a região afetada pelo empreendimento. O trabalho realizado pelo GVces buscou apontar novos caminhos na implementação de grandes empreendimentos por meio do desenvolvimento coerente com as tendências voltadas à sustentabilidade e às especificidades locais. A experiência resultou em um estudo de vocação e  uma proposta de Plano de Desenvolvimento Local. Saiba mais

Compartilhar:


Mais Lidos | Recomendados

Veja Mais


Multimídia

Indicadores de Juruti - Bom Dia Santarém