Indicadores de Sustentabilidade

Estabelecer um referencial do desempenho das empresas em relação a suas ações rumo à sustentabilidade é o objetivo dos projetos do GVces que lidam com indicadores de sustentabilidade. Além de servir como parâmetro de processos produtivos e da relação das organizações com stakeholders, os indicadores podem ser usados como recurso de transparência da atuação de uma empresa e apoiam o estabelecimento de metas futuras. 

Atualmente, o GVces - através de seu Programa Finanças Sustentáveis - está envolvido na elaboração dos seguintes indicadores:

 

ISE BM&FBovespa

O Índice de Sustentabilidade Empresarial BM&FBovespa constitui ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na bolsa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada na eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, na justiça social e na governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

A mais recente carteira do ISE foi anunciada em novembro de 2013, vigorando entre 06 de janeiro de 2014 e 02 de janeiro de 2015. A 9ª carteira do ISE reúne 51 ações de 40 companhias, que representam 18 setores e somam R$ 1,14 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 47,16% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA.  

Saiba mais

 

Índice Carbono Eficiente (ICO2)

O principal objetivo do ICO2 é incentivar as empresas emissoras das ações mais negociadas da BM&FBOVESPA a aferir, divulgar e monitorar suas emissões de GEE, e igualmente prover o mercado com um indicador cuja performance será resultante de um portfólio balizado por fatores que incorporam, inclusive, questões relacionadas às mudanças climáticas.

Para garantir a qualidade técnica do ICO2, o GVces desenvolveu uma metodologia para contabilização e publicação de emissões corporativas de GEE, auxiliando tecnicamente as empresas na aplicação dessas diretrizes e revisando os dados reportados. 


Matriz de Indicadores do Protocolo Verde

Base para a implementação de uma agenda sustentável no setor financeiro, a Matriz de Indicadores do Protocolo Verde foi desenvolvida pelo GVces a partir de debates promovidos pela Febraban junto a diferentes setores da sociedade. O protocolo inclui cinco princípios e diversas diretrizes que estimulam os bancos a oferecer linhas de financiamento que fomentem a qualidade de vida da população e o uso sustentável do meio ambiente

Saiba mais

 

Relatórios GRI

Global Reporting Initiative (GRI) é a metodologia mais difundida e adotada atualmente para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade em todo o mundo. No Brasil, a difusão das diretrizes da GRI e de sua aplicação conta com a parceria entre UniEthos, GVces e BSD Consulting Brasil, consórcio que foi o primeiro no mundo a ser certificado para ministrar a oficina de capacitação em GRI.
 
    

Guia Exame de Sustentabilidade

O GVces é responsável desde 2007 pela metodologia de avaliação do desempenho de empresas que serve como referência para a seleção anual publicada pela Revista Exame. O Guia Exame de Sustentabilidade lista organizações que se destacam pelo conjunto de suas práticas em todas as dimensões da sustentabilidade empresarial. 

Saiba mais

Compartilhar:


Mais Lidos | Recomendados

Veja Mais