Economia de Baixo Carbono

Baixo carbono é a expressão de ordem para a economia do século XXI e significa inovar processos produtivos e soluções tecnológicas que resultam em menor impacto sobre o clima do planeta, com destaque para a busca de eficiência e alternativas energéticas, redução de emissões e gestão em sustentabilidade. O Brasil, por sua importância econômica, sua liderança na geração de energia proveniente de fontes renováveis e por ser detentor de mega biodiversidade, pode — e deve — ter um papel protagonista na construção de uma economia de baixa intensidade de carbono.

São destaques do trabalho do GVces nesse contexto:

 

Plataforma Empresas pelo Clima (EPC)

Foro empresarial brasileiro permanente de diálogo, capacitação e construção de parcerias para a transição rumo a uma economia de baixa intensidade de carbono, o EPC assume que a tarefa de combater a mudança do clima e integrar o país à nova economia que se desenha deve ser compartilhada entre esforços públicos e privados, em uma agenda positiva, que contemple a proposição, aprovação e implementação de instrumentos econômicos e que incentive investimentos em atividades que permitam a redução das emissões brasileiras de gases de efeito estufa (GEE). 

Acesse o site da plataforma Empresas pelo Clima

 

Programa Brasileiro GHG Protocol

Dentre as diferentes metodologias existentes para a realização de inventários de gases do efeito estufa, o GHG Protocol é a ferramenta mais utilizada mundialmente pelas empresas e governos para entender, quantificar e gerenciar suas emissões. O GVces é responsável pela adaptação da ferramenta ao contexto brasileiro e treinamento de empresas para sua aplicação, que se dá tanto no contexto do EPC, quanto fora dele.

Acesse o site do Programa Brasileiro GHG Protocol

Conheça o histórico dessa iniciativa aqui.

 

Registro Público de Emissões

Para estimular a cultura de contabilização de emissões de gases do efeito estufa (GEE) no Brasil e garantir transparência nas iniciativas empresariais no contexto do baixo carbono, o Programa Brasileiro GHG Protocol mantém uma plataforma digital para publicação dos inventários corporativos de GEE. Clique na imagem ao lado para acessar o "Manual de Utilização do Registro Público de Emissões de GEE".

Acesse o site do Registro Público de Emissões 


Estudos e metodologias

As atividades do GVces no contexto da economia de baixo carbono envolvem a produção de uma série de publicações. No contexto a Plataforma Empresas pelo Clima, destaca-se a série "Propostas Empresariais de Políticas Públicas para uma Economia de Baixo Carbono no Brasil". Confira aqui a mais recente publicação da série "Propostas Empresariais", apresentada em dezembro de 2013 durante o Fórum Anual das Iniciativas Empresariais do GVces, que apresenta a reflexão das empresas membro da EPC sobre políticas públicas no setor elétrico brasileiro.

Já o Programa Brasileiro GHG Protocol elabora publicações para disseminar as metodologias desenvolvidas pelo WRI, adaptadas à realidade brasileira. Clique aqui e conheça as publicações metodológicas do Programa.

Compartilhar:


Mais Lidos | Recomendados

Veja Mais


Multimídia

O EPC em uma Palavra (1)