Sustentabilidade Global

 

Para enfrentar os grandes desequilíbrios ambientais do planeta, é fundamental sensibilizar e mobilizar os diferentes setores da sociedade em torno de soluções que sejam criativas, duradouras e efetivas. A proposta do programa Sustentabilidade Global (SG) é produzir conhecimento junto com o setor empresarial e apoiar sua articulação interna e em relação ao setor público e à sociedade civil, para atuarem em temas como mudanças climáticas, biodiversidade, serviços ecossistêmicos e recursos hídricos. A ação integrada de SG com o setor empresarial busca também acompanhar e propor políticas públicas e soluções inovadoras de mercado que propiciem uma resposta realmente global e transformadora para esses desafios.

Programa Brasileiro GHG Protocol

A ferramenta mais utilizada mundialmente por empresas e governos para entender, quantificar e gerenciar suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) é o GHG Protocol. Além de oferecer treinamento e apoio à empresas para a elaboração de seus inventários de GEE, o Programa Brasileiro realiza um trabalho de adaptação da metodologia ao contexto nacional.

Saiba mais

Empresas pelo Clima

A EPC é uma plataforma empresarial permanente, cujo objetivo é mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e redução das emissões de GEE, a gestão de riscos climáticos e a proposição de políticas públicas e incentivos positivos no âmbito das mudanças climáticas. Reúne atualmente 34 empresas e mantém parcerias com outras instituições, como CEBDS, Instituto Ethos, e CNI.
 
Saiba mais

Tendências em Serviços Ecossistêmicos

A proposta da TeSE é desenvolver estratégias e ferramentas destinadas à gestão empresarial de impactos, dependências, riscos e oportunidades relacionados a serviços ecossistêmicos. 

Saiba mais

Registro Público de Emissões

O Programa Brasileiro GHG Protocol estimula organizações em diferentes níveis de maturidade a tornarem-se membros e calcularem e divulgarem suas emissões. Os membros publicam anualmente seus inventários, de forma transparente, em uma plataforma online, chamada Registro Público de Emissões. 

Saiba mais