Inovação em Desenvolvimento Local

A iniciativa Inovação em Desenvolvimento Local é uma integração entre as agendas das Iniciativas empresariais do GVces Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos (IDLocal) e Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV), que trabalha em 2014 a atuação e o relacionamento de grandes empresas e suas cadeias de valor nos territórios em que se inserem.

Nos encontros das Oficinas e dos Grupos de Trabalho as empresas membro encontram um ambiente de aprendizado e compartilhamento de experiências no tema entre si e com outros stakeholders.

Além disso, por meio de uma chamada pública de casos de inovação em desenvolvimento local, aproximará os participantes de práticas que já estão acontecendo e que têm potencial inspirador.

Ao final do ciclo, será lançada uma publicação com uma proposta de corporate standards para atuação de grandes empresas nos territórios onde atuam.

Chamada de casos

Parte das atividades de Inovação em Desenvolvimento Local é uma chamada de casos que ilustram na prática o que está acontecendo de inovador no campo de desenvolvimento local em territórios impactados por grandes empresas e suas cadeias de valor. 

Recebemos 44 casos, dos quais foram pré-selecionados 13 para visitas. Os casos selecionados foram apresentados na 4ª oficina de IDL, em setembro passado. Saiba mais

Conheça os casos no Coletivo Sustentável, blog do GVces.

ISCV

A Iniciativa teve seu primeiro ciclo em 2012 abordando o tema Gestão de Fornecedores, que segue paralelamente à agenda de Inovação em Desenvolvimento Local em forma de GTs.

Neste ano, o Grupo deve avançar no conhecimento desenvolvido, incorporando tendências internacionais, e promover a aplicação pelas empresas participantes dos critérios e indicadores desenvolvidos pelo GT em 201 3. Saiba mais sobre o projeto aqui.

IDLocal

No primeiro ciclo da Iniciativa, em 2013, foram criadas com as empresas-membro diretrizes para geração de valor compartilhado a partir da proteção integral de crianças e adolescentes em territórios que recebem grandes empreendimentos.

Em 2014, paralelamente à agenda de Inovação em Desenvolvimento Local, as empresas irão trabalhar na aplicação prática dessas diretrizes, com a criação de um guia prático e aplicação. Saiba mais sobre o projeto aqui.