Linha de Pesquisa e Publicação

Tem como foco a produção acadêmica do GVces e a ampliação dos seus laços com a comunidade científica (docentes, discentes e centros de pesquisa internos e externos à FGV-EAESP). A linha identifica junto com os programas do GVces temas de estudo com base na análise de rigor e relevância. Entre as iniciativas que promove, destacam-se os seminários de pesquisa com participação de convidados externos.

Veja abaixo algumas das pesquisas acadêmicas que estão sendo desenvolvidas dentro do GVces.

Criação de Valor Compartilhado

Este estudo, vinculado a uma projeto de pesquisa de mestrado, pretende indicar e compreender as circunstâncias que permitem que iniciativas direcionadas à "base da pirâmide" (BoP) gerem valor compartilhado. A coleta de dados abrange entrevistas com os diferentes stakeholders relacionados à empresa Natura para investigar quais foram as circunstâncias que facilitaram ou que dificultaram a criação de valor compartilhado entre a empresa e seus stakeholders. Em outras palavras, quando as iniciativas empresariais resultaram em valor econômico, social e ambiental, beneficiando as partes envolvidas.

Finanças Sustentáveis e o ISE

O objetivo desta pesquisa é examinar quais são os principais motivos que levam as empresas a aderir ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA. Estudos anteriores apontaram que as empresas do ISE não apresentaram retornos financeiros significativos vinculados à participação no Índice. Assim, o objetivo da presente pesquisa é examinar quais são os fatores motivadores que levam as empresas a participar da seleção do ISE. A coleta de dados será feita inicialmente através de entrevistas semi-estruturadas com representantes das empresas participantes do ISE.

Compras Sustentáveis

Seu propósito é examinar de forma integrativa como os critérios de sustentabilidade estão inseridos na gestão de compras e contratações, de modo que tanto os aspectos ambientais quanto os sociais são vistos como um todo. Para este estudo, primeiramente um questionário foi aplicado por diversas empresas privadas e órgãos públicos de administração direta e indireta, visando o levantamento de pontos de interesse acadêmico e prático nas barreiras e facilitadores da inclusão de critérios de sustentabilidade na gestão de compras e contratações. Para um segundo momento, prevê-se um estudo mais aprofundado em algumas das questões da primeira fase, através de estudo de caso.

Ponto de Encontro

O diálogo com pesquisadores de outras áreas de estudos da FGV e de outras instituições acontece em iniciativas como o Ponto de Encontro, um ciclo de seminários de pesquisa, e em parcerias como o Network for Business Sustainability, rede que tem o GVces como um dos 40 membros-fundadores.