Inovação na Criação de Valor (ICV)

A busca por um desenvolvimento sustentável vem mobilizando governos, empresas e a sociedade em geral, em torno de novos modelos de produção e consumo. Tanto do ponto de vista da oferta, quanto da demanda por bens e serviços, esses novos modelos devem levar em conta as fronteiras impostas por um planeta com recursos naturais finitos, assim como o atendimento universal aos direitos fundamentais de todos os seres humanos. 

Se por um lado esse contexto nos traz grandes desafios, também é ele que deve nos inspirar na busca por inovações em nosso jeito de ser e de estar no mundo. E é com base nessa constatação que o programa ICV busca promover a inovação em modelos de negócios, estratégias, relacionamentos e práticas empresarias, em sintonia com o desenvolvimento sustentável.

 

 

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

Parceria do GVces com o Citi e patrocínio da Citi Foundation, o projeto tem o objetivo de promover inovação para a sustentabilidade a partir de pequenas e médias empresas (PMEs) no contexto da cadeia de valor das grandes empresas. Por meio do levantamento e da divulgação de casos, mobiliza o setor empresarial para a elaboração de estratégias inovadoras de sustentabilidade para suas cadeias produtivas, bem como cria espaços para intercâmbio de experiências.
Saiba mais

Exportar e inovar com sustentabilidade

O GVces e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentam o projeto ICV Global - Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor -, aberto a micro, pequenas e médias empresas interessadas em participar de modo inovador e sustentável do comércio internacional. O projeto prevê aprimoramento de modelos de atuação com vistas à sustentabilidade, rodadas de negócios com parceiros estrangeiros e viagens comerciais ao exterior.

Saiba mais

Resíduos e Pós-Consumo

O projeto ISCV se debruçou em 2013 sobre o tema resíduos e pós-consumo, um tema importante para o Brasil, principalmente após a Política Nacional de Resíduos Sólidos ter estabelecido metas e diretrizes para a gestão e gerenciamento compartilhados de resíduos sólidos.

Como resultado desse trabalho, foi produzida uma publicação que aborda os desafios da gestão de resíduos no país e traz nove casos de inovação de pequenos e médios empreendimentos. Baixe aqui a publicação.

Gestão de Fornecedores

O Ciclo 2012 do projeto ISCV teve como foco micro, pequenos e médios empreendimentos que operam na cadeia de grandes corporações. Esses negócios possuem grande representatividade na economia brasileira, bem como enorme potencial de contribuir para a inovação e sustentabilidade nas cadeias em que atuam. A publicação final do ciclo trouxe uma reflexão sobre o tema feita a partir das oficinas promovidas no decorrer do ano, além de reunir nove casos de inovação em gestão de fornecedores promovidos por pequenas e médias empresas na cadeia de valor de grandes empresas. Baixe aqui a publicação.