Política e Economia Ambiental

 

O programa de Política e Economia Ambiental (PEA) desenvolve pesquisa e apoio técnico para a revisão, formulação e implementação de políticas públicas para sustentabilidade. Trabalha de forma articulada com o governo, setor privado e sociedade civil para a construção de soluções conjuntas frente aos desafios do desenvolvimento sustentável. 

Sistema de MRV no Brasil

Um sistema de monitoramento, relato e verificação de emissões é um passo essencial para o estabelecimento de instrumentos econômicos em prol da redução das emissões. O primeiro volume do estudo "Requerimentos para um Sistema Nacional de MRV de Emissões de Gases do Efeito Estufa", realizado com o apoio do Ministério da Fazenda, se debruça sobre os elementos básicos para um sistema de MRV no Brasil.

Saiba mais

Adaptação à mudança do clima

A equipe do PEA está apoiando as discussões sobre adaptação às mudanças climáticas no âmbito do governo federal. Com apoio do Ministério do Meio Ambiente, o GVces está promovendo oficinas com representantes de diversos ministérios, com o objetivo de buscar construir as bases para a elaboração de um Plano Nacional de Adaptação. Saiba mais

Além disso, o GVces também está elaborando um estudo de casos sobre medidas de adaptação, com o apoio da Agência Nacional da Água (ANA).

Índice Carbono Eficiente

Em 2011, a BM&FBOVESPA firmou uma parceria com o GVces a fim de desenvolver uma metodologia coerente e transparente para a contabilização e publicação de emissões corporativas exigidas no Índice Carbono Eficiente (ICO2), auxiliando as empresas na elaboração de seus inventários e revisando os dados de emissão reportados para apoiar a BM&FBOVESPA na constituição da carteira anual do índice.

Saiba mais

Estudos

São pesquisas de destaque desenvolvidas pelo PEA nos últimos anos. Em parceria com o Imazon e o apoio do Observatório do Clima (OC), o PEA analisou comparativamente diversas legislações estaduais sobre Pagamentos por Serviços Ambientais e as propostas de leis nacionais no tema. Outra iniciativa foi a elaboração de Notas Técnicas para subsidiar e apoiar o Plano Indústria, parte da Política Nacional de Mudança do Clima. Por fim, na parceria com o GVagro para o Observatório ABC, o GVces estuda a execução orçamentária associada ao Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC).