Finanças Sustentáveis

Atento ao importante papel de empresas, investidores e instituições financeiras na construção de uma sociedade mais sustentável, o programa Finanças Sustentáveis (FS) procura incentivar estes atores a adotar melhores práticas e alinhar seus objetivos estratégicos, políticas e processos com os princípios da sustentabilidade. 

O objetivo é viabilizar a oferta de capital financeiro que promova a prosperidade econômica, a proteção ambiental e a justiça social, que tenha a sustentabilidade como critério e objetivo da concessão de financiamento. O programa também desenvolve iniciativas para garantir princípios de sustentabilidade nas operações e resultados das empresas.

Confira abaixo destaques do programa Finanças Sustentáveis do GVces, e leia um histórico sobre as finanças sustentáveis no Brasil.

 

Sustentabilidade Empresarial

O Índice de Sustentabilidade Empresarial BM&FBovespa (ISE) traz as empresas mais sustentáveis dentre as mais líquidas da bolsa. O GVces é responsável pela concepção, atualização e execução da metodologia do ISE, processo que envolve anualmente uma Consulta PúblicaA carteira 2014/2015 do Índice reúne 51 ações de 40 companhias, que representam 19 setores e somam R$ 1,22 trilhão em valor de mercado. Outra iniciativa com apoio técnico do GVces é o Guia Exame de Sustentabilidade, que avalia as 20 empresas-modelo em responsabilidade socioambiental corporativa no Brasil.

Saiba mais

Financiamento da Economia de Baixo Carbono

Os desafios da transição para uma economia de baixo carbono no Brasil foram temas de alguns estudos do GVces. O mais recente, "Como Avançar no Financiamento da Economia de Baixo Carbono", identifica os produtos e serviços oferecidos pelo setor financeiro, além da regulamentação e os incentivos governamentais, que apoiam práticas de baixo carbono no setor produtivo. A relação entre as práticas de bancos no Brasil e a gestão da mudança do clima também foi tema de duas publicações em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). 

Finanças Sociais

Em março de 2013, o GVces foi convidado pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) para auxiliar na estruturação de um grupo de trabalho com atores financeiros importantes para identificar, estudar e descrever temas que representem obstáculos ou oportunidades para o campo das finanças sociais no Brasil. Este GT procura também articular a composição de uma Força Tarefa para Finanças Sociais. 

Saiba mais

Declaração do Capital Natural

Coordenada pela UNEP-FI, o GCP e, no Brasil, pelo GVces, e lançada durante a Rio+20, a Declaração do Capital Natural tem o objetivo de mostrar que o setor financeiro reconhece e reafirma a importância do Capital Natural para a manutenção de uma economia global. Veja o mapa do caminho para a viabilização de suas diretrizes, apresentado no evento de lançamento, e conheça mais sobre esta importante iniciativa.

Saiba mais