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Criando Valor Sustentável

Autor: Mark B. MilsteinN e Stuart L. Hart

"Apesar da recente disseminação do discurso da sustentabilidade, grande parte dos executivos ainda considera o desenvolvimento sustentável uma espécie de mal necessário, uma vez que envolve regulações, custos e responsabilidades onerosas. Este artigo apresenta um modelo complexo e multifacetado de criação de valor para os acionistas que leva em conta os desafios globais do desenvolvimento sustentável. Mostra, por exemplo, que a sustentabilidade não é irreconciliável com o crescimento econômico, mas que, ao contrário, pode ser importante fonte de vantagem competitiva e de geração de valor para acionistas e comunidade em geral." RAE - FGV

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Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas - Pesquisa 2005

Autor: Instituto Ethos

O Instituto Ethos e o Ibope Opinião, com apoio do Banco Real ABM AMRO e da Gelre, lançaram no dia 18 de abril em São Paulo o lançamento da publicação 'O Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas - Pesquisa 2005', realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EASP), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), com apoio institucional da Inter-American Foundation (IAF) e patrocínio da CPFL Energia, da Libra Terminais e da Philips do Brasil.

Único levantamento desse tipo realizado no Brasil, tornou-se uma importante referência para todos que se preocupam com a promoção da diversidade e da eqüidade no País, desde sua primeira edição, em 2001, quando os dados se restringiam às diretorias e presidências das 500 maiores empresas brasileiras, mas sobretudo a partir da edição de 2003, quando o estudo passou a registrar informações sobre todos os níveis hierárquicos e abordar as ações afirmativas implementadas pelas empresas da amostra.

O objetivo do Instituto Ethos e do Ibope Opinião ao realizar essa pesquisa a cada dois anos à chamar a atenção das empresas para as possíveis desigualdades em seus quadros, estimulando-as a iniciar ou aprofundar ações para superá-las.

Estiveram presentes durante o evento Oded Grajew e Paulo Itacarambi, respectivamente, presidente do Conselho Deliberativo e diretor executivo do Instituto Ethos, além de representantes do Ibope, FGV, Ipea, OIT, Unifem, IAF, CPFL, Libra Terminais, Philips e Banco Real.

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Compromisso Social e Gestão Empresarial

Autor: David Grayson e Adrian Hodges

'Compromisso Social e Gestão Empresarial' explica como o conhecimento de temas emergentes como ecologia e meio ambiente, saúde e bem-estar, diversidade e direitos humanos podem gerar oportunidades de negócios e melhorar o desempenho e a satisfação dos profissionais

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Ética Empresarial

Autor: Robert Henry Srour

Nesta segunda edição revista e ampliada do livro 'ética empresarial' o autor apresenta, os conceitos de ética, moral, das lógicas de tomada de decisão nos sistemas capitalistas. Estes conceitos remetem sobre o papel ético das empresas nos dias atuais, fundamentados por uma série de exemplos tirados da vida cotidiana empresarial.

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O Indivíduo na Organização

Autor: JEAN-FRANÇOIS CHANLAT

Este livro oferece respostas alternativas às transformações socioculturais que o mundo hoje vivencia. Questiona ainda o ensino de Administração tal como é desenvolvido atualmente nos centros de formação de negócios. Recebeu o Prêmio François-Albert Angers (1991), no Canadá. Sumário - Por uma Antropologia da Condição Humana nas Organizações, Palavras - A Ferramenta do Executivo, O Tempo de Trabalho, A Inveja, Austeridade, Poder, Linguagem e Ação nas Organizações, Uma Nova Visão do Sofrimento Humano nas Organizações.

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Cultura Organizacional: Evolução e Crítica

Autor: Maria Ester de Freitas

Os estudos culturais nas organizações são um tema que se atualiza de acordo com as necessidades organizacionais e seu contexto histórico. Na década de 1980, se pautavam pela busca de uma cultura forte como um diferencial entre grandes empresas e o aumento nos índices de produtividade. Nos anos 1990, com o aumento da competitividade e da concorrência, a cultura passou a ser vista como um obstáculo às transformações exigidas por um ambiente de mudanças e reestruturação organizacional. A época atual incorpora a herança das reestruturações e intensifica a busca de uma cultura organizacional alta-mente produtiva, resultante de processos de fusões, aquisições e alianças interorganizacionais. Nesta obra, todo esse percurso da cultura organizacional é traçado e acrescido de uma perspectiva crítica com foco na análise dos aspectos culturais como controle social, produção imaginária e psicológica e gestão do afetivo. 'Cultura organizacional' faz parte da Coleção Debates em Administração, que busca fornecer ao leitor informação sucinta a respeito dos assuntos mais atuais e relevantes da área de Administração.

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Chega de Oba-oba! - Porque desempenho e disciplinas rendem mais.

Autor: Judith Mair

Neste livro Judith Mair mostra por que desempenho, disciplina, regras claras e cortesia interessam tanto a empresários quanto a funcionários - o escritório não é um parque de diversões. A autora condena o espírito de equipe porque este leva os funcionários a pensar que outra pessoa vai fazer o trabalho deles. Para ela, a confusão entre vida pessoal e trabalho provocada pela mentalidade americana é a principal causa da onda de estresse mundo afora; a razão de viver das pessoas não está no âmbito do trabalho. No fundo, o que Judith Mair pretende, exigindo que as pessoas desliguem o celular durante o expediente e limpem a mesa ao final do trabalho, proibindo conversas pessoais por mais de cinco minutos e desestimulando relações de amizade no ambiente profissional, é que elas guardem o seu amor e sua alegria de viver para a família, os amigos, os trabalhos comunitários e possam assim ser mais objetivas e eficazes no trabalho.

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Gestão de Pessoas e Discurso Organizacional

Autor: Marcus Vinicius Soares Siqueira

Como contribuição para os estudos organizacionais, este livro propicia uma reflexão crítica da relação indivíduo-empresa nas organizações atuais. Marcus Vinicius Soares Siqueira nos convida a empreendermos esforços com o propósito de reavaliar o sentido do trabalho em nossas vidas e a compreendermos o lado oculto do discurso organizacional em gestão de pessoas nas organizações contemporâneas.

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Governança Corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências.

Autor: Adriana Andrade e José Paschoal Rossetti

As empresas de maior envergadura atingiram uma dimensão singular nesse início do século XXI, vendo aumentadas suas responsabilidades. Para chegar a esse ponto, passaram por três estágios distintos - empreendedorismo, expansionismo e fragmentação. Nesse caminho, uma classe de dirigentes executivos emergiu, assumindo posições autofortalecidas de poder. Um novo estágio, surgido no final do século XX, sobrepôs-se então aos anteriores. Trata-se da governança corporativa, que busca um sistema equilibrado de decisões para sustentar a perenidade das corporações e a preservação de seus objetivos. Nele, informações de qualidade tornam-se disponíveis, formalizam-se conceitos adequados e úteis para a boa governança das corporações e constroem-se modelos funcionais e eficazes de alta gestão. Esta obra caracteriza-se pela apresentação de conceitos precisos e claros, estruturação e organização do pensamento, proposições inovadoras, amplitude seletiva das fontes, análise do caso brasileiro, foco em funcionalidade e tendências bem fundamentadas. A obra contribui para a preparação do modelo de governança da nova corporação brasileira. A pesquisa realizada pelos autores é única no país. A organização da obra e a objetividade na análise de variados aspectos da governança em âmbito global permitem o entendimento claro das experiências históricas e tornam possível formar um quadro útil para a compreensão e a remodelação de nossa realidade corporativa.

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Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa

Autor: n.a.

 

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.

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