Publicações

Mostrando 1 de 10 num total de 50 registros

Brasil 21: uma nova ética para o desenvolvimento

Autor: José Chacon Assis

Esta é uma pequena contribuição do CREA-RJ para a promoção de amplo debate que busque a saída para o impasse que ameaça a sobrevivência da humanidade, em particular para os países do Terceiro Mundo (o Brasil especialmente). Nossa proposta visa discutir a sério um novo modelo de desenvolvimento que combine justiça social e preservação do meio ambiente: o desenvolvimento sustentável.

Mais informações



Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21

Autor: José Carlos Barbieri

Depois da Rio-92 (Conferência de Cúpula sobre o Meio Ambiente), países ricos e pobres começaram a se preocupar seriamente com o chamado desenvolvimento sustentável. Como crescer sem poluir tanto a água, o ar e o solo? Como conciliar crescimento econômico e melhoria do nível de vida? Como explorar os recursos naturais, sem esgotar o planeta?

Mais informações



Capitalismo Natural: criando a próxima revolução industrial

Autor: Paul Hawken, Amory Lovins e L. Hunter Lovins

A citação do The Wall Street Journal sobre Amory Lovins como "..uma das 28 pessoas de todo o mundo que mudaram o curso dos negócios nos anos 90" é um dos indicadores da importância desta obra, recomendada para os empresários e políticos responsáveis pelas mudanças no curso da economia.

Esta obra é elogiada por cientistas e personalidades como Fritjof Capra, Bill Clinton, Peter Senge e Oscar Motomura, responsável pela introdução da versão em português. A base da Nova Revolução Industrial é o Capitalismo Natural, modelo desenvolvido pelo físico nuclear e analista ambiental Amory Lovins, baseado na capacidade do homem de produzir mais e poluir menos, usando tecnologia e conhecimentos já existentes, demonstrando que os negócios e os interesses ambientais se complementam, para satisfazer melhor às necessidades dos clientes, aumentando lucros e, ao mesmo tempo, ajudando a resolver os próprios problemas ambientais.

Você vai descobrir que um dos princípios inter-relacionados do Capitalismo Natural é o aumento radical da produtividade. Implementar apenas este princípio pode melhorar significativamente o desempenho de uma organização. Redesenhar a indústria a partir de modelos biológicos com zero de desperdício, deslocar-se da venda de bens é provisão de serviços e reinvestir no Capital Natural, que é a base da prosperidade futura, complementam os princípios do modelo proposto por Amory Lovins.

Mais informações



Laços financeiros na luta contra a pobreza

Autor: Ricardo Abramovay (Org.)

À primeira vista, parece uma contradição nos termos: como falar em vida financeira, referindo-se àqueles que estão no limiar da pobreza?  Tudo levaria a crer que enquanto não aumentassem sua renda, não faria sentido que tivessem acesso às instituiçõe capazes de lhes oferecer serviços financeiros.  Desde que Mohamed Yunus iniciou o trabalho que conduziu à formação do Grammen Bank as perspectivas sobre este tema sofreram verdadeira reviravolta.  Quem está em situação precária também necessita de crédito, de seguro e procura fazer poupança.  Mas, habitualmente dirige-se a atores sociais que perpetuam laços de dependência e clientelismo que mantém a própria pobreza.  Hoje, em todo mundo, cresce a consciência de que o acesso a serviços financeiros à uma das premissas mais importantes na luta contra a pobreza.

Mais informações



Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI

Autor: José Eli da Veiga

O economista José Eli da Veiga pesquisa e acompanha o assunto desde os anos setenta mas  "Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI". A primeira obra em que José Eli pega de mão cheia a questão dos primórdios do debate no pós-guerra até a recente proliferação de índices de sustentabilidade ambiental. 

O autor diz que seu novo livro é destinado às pessoas que pressentem que o desenvolvimento sustentável é um dos mais generosos ideais da humanidade, mas que, simultaneamente, percebem que a nebulosidade e ambigüidade da expressão geram inevitáveis ilusões. 

Mais informações



A História não Absolverá nem a Geografia

Autor: José Eli da Veiga

O Livro é uma crítica a concepções políticas equivocadas. Tanto na primeira parte, dedicada à história, quanto na segunda, mais voltada à geografia, o foco está na busca de caminhos para o desenvolvimento sustentável.

Mais informações



Do Global ao Local

Autor: José Eli da Veiga

As respostas locais à aceleração do processo de globalização ocupam cada vez mais o centro das preocupações dos que estudam o desenvolvimento. Como não poderia deixar de acontecer, há posições conflitantes acerca das forças e tendências envolvidas. Globalistas e céticos discordam radicalmente na avaliação dos vetores que poderiam condicionar um desenvolvimento endígeno. É um complicado debate, para o qual este livro proporciona fecundas introduções. Capítulos curtos, semelhantes aos artigos de jornal que os originaram, permitem rápida familiarização com temas que normalmente exigiriam longas consultas às obras que estão relacionadas nas referências bibliográficas. São deliciosos aperitivos para reflexões mais extensas sobre os prováveis destinos das sociedades humanas.

Mais informações



Seca e poder, entrevista com Celso Furtado

Autor: Maria da Conceição Tavares, Manuel Correia de Andrade e Raimundo Rodrigues Pereira

No Brasil, o tema rios ou águas não pode ser adequadamente explorado se não englobar a questão da seca, parte dessa nossa realidade composta de características opostas, assimetrias, desigualdades.  Uma entrevista conduzida por Maria da Conceição Tavares, Manuel Correia de Andrade e Raimundo Rodrigues Pereira, realizada com o economista Celso Furtado no dia 24 de agosto de 1998, foi transformada em livro, nesse mesmo ano, publicado pela Fundação Perseu Abramo.  Em Seca e poder, entrevista com Celso Furtado, o intelectual expõe opiniões e propostas, mesclando vivência, conhecimento teórico e prático sobre o assunto e as relações dessa questão com temas tais como mercado, capitalismo e globalização, clientelismo e modernidade, além do movimento dos trabalhadores sem-terra.

 

Mais informações



Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente

Autor: IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

"O Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente" está voltado a todos aqueles que se dedicam a este campo científico, atendendo a um leque amplo de usuários de diferentes áreas de conhecimento e interesses. Este volume reúne 2500 verbetes considerados os mais relevantes em estudos ambientais e que foram selecionados entre os de uso mais corrente. A sua publicação permite difundir conceitos de forma ágil, facilitando pesquisas  por vezes demoradas." (Apresentação da 1ª edição)

Mais informações



A Década do Impasse: da Rio 92 à Rio + 10

Autor: Washington Novaes

Coletânea de artigos publicados pelo jornalista Washington Novaes nos últimos 14 anos, oferece um panorama de 19 temas relativos às duas principais conferências mundiais sobre meio ambiente.  A Rio-92, realizada em junho de 1992, no Rio de Janeiro e a Rio + 10, que realizada em  Johannesburgo, na África do Sul. Reúne 82 artigos, sobre 19 temas, publicados no Jornal do Brasil, na Gazeta Mercantil e no Estado entre 1988 e 2002. 

 

Mais informações